Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PROVA DE EAD

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



01. Dentre os conceitos abaixo assinale aquele que melhor define a Educação a Distância.
a) Processo de ensino aprendizagem de modelo presencial;
b) Aquele em que o professor ensina totalmente a distância;
c) Modalidade da educação caracterizada pela mediação de suportes tecnológicos digitais e de rede, possibilitando a produção de conhecimento pelas pessoas em regiões geograficamente distantes;

02. Assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
A. Docentes conteudistas
B. Coordenador de disciplina
C. Docentes Tutores
D. Estudante de EAD
E. Equipe técnica

( ) Seu aspecto humano deve ser destacado como indicador de permanência e efetivação da aprendizagem, sendo o centro do processo de ensino aprendizagem e devendo ter motivação e autonomia nesta modalidade;

( ) Encarregados de planejar as atividades do curso em conjunto com os docentes conteudistas e acompanhar as atividades dos alunos e fornecer feedback para os docentes conteudistas sobre as atividades;

( ) Tem a função de preparar o material didático e definir bibliografia, conduzir as aulas através do canal de comunicação e/ou coordenar a plataforma virtual de aprendizagem, avaliar os alunos usando informações da equipe de tutores e do pessoal técnico especializado que apoiam as atividades no laboratório;

( ) Deverá ser constituída de profissionais da área de computação ou afim, além de assegurar usabilidade dos recursos tecnológicos e acompanhar os alunos nas atividades do laboratório se existirem, bem como fornecer feedback aos professores tutores e conteudistas;

( ) Pessoa responsável pela execução de uma determinada disciplina utilizando o material didático existente, que pode ser de sua autoria ou não, é responsável pela orientação aos tutores no desenvolvimento da disciplina.



03. Com relação às figuras abaixo retiradas do artigo de José Valente, identifique os tipos de abordagem de EAD, respectivamente.

A. O ESTAR JUNTO VIRTUAL
B. ABORDAGEM BROADCAST
C. VIRTUALIZAÇÃO DA ESCOLA TRADICIONAL



Figura01(____)



Figura02(____)


Figura03(____)


04. Com relação a Abordagem Broadcast que é baseada na idéia dos tutoriais computacionais ou nos livros de instrução programada, o professor do curso organiza a informação de acordo com uma seqüência que ele entende ser a mais adequada e essa informação é enviada ao aluno, utilizando-se dos meios tecnológicos como já aconteceu com o material impresso, o rádio e a televisão. Escreva sobre a importância desta abordagem.



05. “Uma outra abordagem de EAD é a tentativa de implementar, via telemática, a escola tradicional. O processo educacional é centrado no professor, que detém a informação e passa-a para o aprendiz.” Na sua opinião, qual a desvantagem deste tipo de abordagem.



06. A Abordagem Estar Junto Virtual diz que a implantação de situações que permitem a construção de conhecimento envolve o acompanhamento e assessoramento constante do aprendiz no sentido de poder entender o que ele faz, para ser capaz de propor desafios e auxiliá-lo a atribuir significado ao que está realizando. Neste sentido, qual a vantagem para EAD desta abordagem?




07. O termo criado e remodelado com a Internet para Educação a Distância e que se tornou uma tendência no Brasil contribuindo com métodos tradicionais de ensino é:
a. E-book
b. E-mail
c. E-business
d. Telemática
e. E-learning

08. São exemplos de Softwares utilitários na Educação e que servem para apoiar uma proposta pedagógica de ensino aplicada com auxílio de computadores, EXCETO:
a. Aula Net e TelEduc;
b. Moodle e Webci;.
c. Navegador Firefox, Orkut e Tutoriais;
d. Flash, PowerPoint e Paint.



09. Marque a alternativa CORRETA em relação ao custo-benefício de EAD em comparação ao Ensino Presencial, de acordo com o que foi lido na apostila e as referências:
a. O uso dessa alternativa não foi muito difundida no mundo, pois os cursos por correspondências não permitiram sua divulgação;
b. Alguns indicadores econômicos justificam que a modalidade a distância pode ser um recurso extremamente interessante para baratear os custos da educação superior;
c. A relação comparativa entre aluno do ensino superior e o seu custo é sem justificativa para os governos implantarem outra modalidade de ensino;
d. Nenhum outro país no mundo utiliza EAD como modalidade de ensino.

10. Com relação a exemplos do desenvolvimento do curso em Educação a Distância, assinale V ou F:
( ) O aluno deve realizar as atividades solicitadas via web.
( ) Os alunos devem interagir na plataforma com os tutores e os outros colegas.
( ) Macro-universidade é necessária para o início das atividades e a troca de exemplos essências no desenvolvimento do curso.
( ) As tecnologias baseadas ou integradas na web utilizadas pelo EAD são hipertextos, emails, lista de discussão, chats e fóruns.

GABARITO DA PROVA DE EAD

GABARITO PROVA 01:


1. C

2. D, C, A, E, B


3. Figura01( B ), Figura02( C ), Figura03( A ).

4. Deve ser discutido que nessa abordagem que o professor não interage com os alunos, não recebe nenhum retorno e não tem idéia de como essa informação está sendo compreendida ou assimilada pelo aprendiz. Nesse caso, o aluno pode estar atribuindo significado e processando a informação, ou simplesmente memorizando-a. O professor não tem meios para verificar o que o aprendiz faz.


5. O aluno deve escrever que esta abordagem é centrada no professor, baseada na transmissão de conhecimento, podendo até ter alguma interação com o professor. Ou seja, pode haver somente o envio de atividades sem haver retorno do aluno. A interação professor-aluno se resume em verificar se o aprendiz memorizou a informação fornecida ou requer uma aplicação direta da informação fornecida em um domínio muito restrito.

6. O aluno deve escrever que essa abordagem de EAD significa criar condições para o professor “estar junto”, ao lado do aluno, vivenciando e auxiliando-o a resolver seus problemas. Nesse sentido, essa abordagem vai além do curso realizado a distância, porque torna disponível a informação e verifica se essa informação foi realmente assimilada. Isso não garante que o aluno tenha condições de criar processos de construção de conhecimento.

7. E

8. C

9. B

10. V, V, F, V

Busca na net feita por um amigo.

Curso Gratuito na Fundação Getulio Vargas

Olá achei esse link de cursos online gratuitos na FGV.
Segue o link da FGV para os cursos gratuitos:

Curso Gratuito na Fundação Getulio Vargas

Martony Demes